A DIA reúne reguladores, indústria e Academia na área da saúde, com foco em todo o ciclo de vida dos medicamentos.
Uma delegação da Anvisa realiza uma missão internacional em Boston, nos Estados Unidos, entre 24 e 29 de junho, para participar da reunião global da Drug Information Association (DIA). A entidade reúne reguladores, indústria e Academia na área da saúde, com foco em todo o ciclo de vida dos medicamentos (desenvolvimento, registro e monitoramento).
Em 24 de junho, a diretora adjunta da Segunda Diretoria da Agência, Patrícia Tagliari, participou da reunião do Conselho de Reguladores da DIA. Além da Anvisa, que passou a integrar o Conselho em 2022, são membros as autoridades reguladoras de Alemanha (BfArM), Canadá (HC), Coreia do Sul (MFDS), Estados Unidos (FDA), Japão (PMDA), Reino Unido (MHRA), Singapura (HSA), Suíça (Swissmedic) e União Europeia (EMA), e também a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No encontro, o Conselho de Reguladores explorou possibilidades para que a DIA estimule iniciativas que contribuam com as prioridades comuns identificadas. Entre elas, destacam-se os benefícios da inteligência artificial na regulação de medicamentos, a necessidade de aproximação da pesquisa acadêmica com os aspectos regulatórios do desenvolvimento de medicamentos, o papel dos desenvolvedores e dos reguladores na promoção da sustentabilidade ambiental e o enfrentamento do desabastecimento de medicamentos.
Em 26 de junho, a delegação da Anvisa reuniu-se com a direção da Administração de Medicamentos e Alimentos de Taiwan (TFDA), quando explorou as possibilidades de aumento da cooperação entre ambas as autoridades, com foco no intercâmbio de experiência na regulação de estudos clínicos e de terapias avançadas.
Na mesma data, o gerente-geral de Produtos Biológicos, Fabricio Oliveira, apresentou as perspectivas da Anvisa em um painel sobre terapias avançadas (Cell and Gene Therapies Pulse Check), enquanto o gerente-geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde, Augusto Geyer, comentou a abordagem regulatória da Agência em uma sessão sobre os produtos de combinação (Disruptive Medicine Innovation: Combination Products).
Adicionalmente, o diretor-presente, Antonio Barra Torres, participou do debate intitulado Regulatory Cooperation, Coordination, and Reliance in Times of Crisis: The ICMRA Role, sobre o papel da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (ICMRA, na sigla em inglês). Na ocasião, ele destacou a importância da autonomia, da transparência e da colaboração entre as autoridades reguladoras.
Nos próximos dias, representantes da Anvisa serão painelistas em outras cinco sessões, sendo uma delas (Anvisa Town Hall) dedicada exclusivamente à Agência.
Com informações do portal GOV.BR (27/06/2023)