Logo ABIIS

Leia também

Anvisa participa da 25ª Reunião do Comitê Gestor do IMDRF

Grupo reúne agências reguladoras de dispositivos médicos de 10 países, além da União Europeia.

A Anvisa participa, durante esta semana, da 25ª Reunião do Comitê Gestor do IMDRF (International Medical Device Regulators Forum – Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos), em Washington (EUA).

A reunião tem como objetivos, entre outros, deliberar sobre os documentos elaborados pelos grupos de trabalho estabelecidos pelo Fórum e discutir as estratégias para o seguimento de suas atividades.

Nos dois primeiros dias, ocorreram apresentações e debates abertos ao público e transmitidos via internet sobre mecanismos de reliance (confiança regulatória) pré e pós-mercado, ou seja, antes e depois de os dispositivos médicos obterem aprovações regulatórias nos diferentes países envolvidos. 

A delegação da Anvisa apresentou as ações realizadas no Brasil e as atualizações regulatórias atingidas com a aplicação dos documentos elaborados pelo IMDRF. As atividades do Fórum se estendem até esta sexta-feira (15/3), com reuniões fechadas envolvendo os membros oficiais e observadores.

Está prevista a deliberação sobre o ingresso de sete novos países candidatos a membros afiliados do IMDRF, ampliando a representatividade e a importância do seu papel na regulação global de dispositivos médicos.

Sobre o IMDRF

É o principal fórum mundial de reguladores de dispositivos médicos, que tem como objetivo acelerar a harmonização e a convergência da regulamentação internacional desses produtos.

Fundado pela Anvisa e por outras autoridades regulatórias em 2011, o grupo é formado por autoridades de 11 membros: Austrália, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, China, União Europeia, Japão, Reino Unido, Rússia, Singapura e Estados Unidos. 

Mais informações sobre o IMDRF e suas atividades estão disponíveis em www.imdrf.org.

Com informações do portal GOV.BR (14/03/2024)