Leia também

Anvisa e Visas locais discutem comunicação de risco e alertas nacionais de tecnovigilância

Encontros têm como objetivo tratar de temas que envolvem a harmonização das ações de monitoramento pós-uso de produtos sujeitos à vigilância sanitária no país.

Em continuidade ao processo de fortalecimento do monitoramento pós-mercado de produtos sujeitos à vigilância sanitária, a Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa coordenou mais uma reunião virtual com as Coordenações de Vigilância Sanitária de capitais e estados para discutir temas de interesse do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) em relação a essa questão. Esses encontros estão se tornando uma rotina e têm pautado assuntos que envolvem a harmonização das ações de monitoramento pós-uso no país.

O processo de trabalho da tecnovigilância foi discutido entre os diferentes entes do SNVS no último dia 11/5. As pautas envolvendo o monitoramento de dispositivos médicos são organizadas de modo que as Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais apresentem suas experiências com o monitoramento de produtos para a saúde, no contexto organizacional de cada Secretaria de Saúde. Durante as reuniões também são discutidas ações em curso voltadas para o controle pós-mercado desses produtos.

Na reunião em questão, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina apresentou sua experiência no acompanhamento das notificações de eventos adversos e queixas técnicas feitas no sistema Notivisa e como esse trabalho é integrado às ações de inspeção e fiscalização executadas no estado pelo ente estadual e pelas Visas municipais.

Também foram discutidas a importância das Visas locais e a rotina da publicação de Alertas de Tecnovigilância no portal da Anvisa, como estratégia de comunicação das ações de campo, e o aprimoramento das ações conjuntas em curso no Brasil. Os alertas cumprem ainda a função de comunicar riscos envolvendo produtos para a saúde.

Com informações do portal gov.br (15/05/2021)