Leia também

Anvisa e autoridade reguladora do Paraguai reforçam cooperação entre as instituições

Diretores dos órgãos se reuniram em Brasília (DF).

A Anvisa recebeu, nesta sexta-feira (25/4), Jorge Iliou Silvero, diretor nacional da agência de vigilância sanitária do Paraguai (Dinavisa), que participou de reunião com o diretor-presidente substituto da agência brasileira, Rômison Rodrigues Mota. O encontro marcou um avanço no fortalecimento da parceria entre as instituições, com foco na troca de experiências e no alinhamento de estratégias de atuação, tanto na esfera regional quanto internacional.

Foram tratados assuntos relacionados às Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos, bem como à participação em fóruns internacionais sobre o tema, incluindo o Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica PIC/S (do inglês Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme).

Na reunião, também foram abordadas propostas de cooperação entre as instituições, como treinamento de inspetores, monitoramento de alimentos, além de questões relacionadas aos indicadores da Ferramenta de Avaliação Global (Global Benchmarking Tool – GBT) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As discussões são desdobramentos do Memorando de Entendimento firmado entre a Anvisa e a Dinavisa (MdE) em 21 de março de 2024, durante visita oficial de diretores e representantes da Anvisa ao Paraguai. Desde então, as instituições vêm realizando diversas ações conjuntas, incluindo reuniões técnicas virtuais e troca de informações por correspondência eletrônica, fortalecendo a cooperação bilateral.

As ações realizadas evidenciam o compromisso das instituições em promover a cooperação internacional, aprimorar práticas regulatórias e garantir a eficácia, a segurança e a qualidade dos produtos sujeitos à vigilância sanitária na região.

Com informações do Portal Gov.br – 28.04.2025

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.