Logo ABIIS

Leia também

Anvisa e ABIIS lançam Programa Nacional de Capacitação e Qualificação em Tecnovigilância

Vídeo aulas são gratuitas e têm como objetivo a harmonização e difusão das atividades, que são elementos fundamentais para ao processo do monitoramento.

O Programa Nacional de Capacitação e Qualificação em Tecnovigilância já está disponível, no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Vigilância Sanitária da Anvisa (https://aprendizagem.anvisa.gov.br/). O curso é resultado de uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), a Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID).

O conteúdo tem quatro módulos em formato de videoaulas: ‘Estado da arte de monitoramento de dispositivos médicos’, ‘Sistemas de informação em tecnovigilância’, ‘Boas práticas de fabricação/distribuição e gerenciamento de risco na perspectiva da tecnovigilância’, e ‘Desafios para tecnovigilância no contexto do desenvolvimento e uso de dispositivos médicos inovadores’.

“Fruto de um acordo de cooperação firmado com a ABIIS, esse programa tem o propósito de disponibilizar cursos, treinamento e capacitações, com agentes renomados nacionalmente e vasta experiência em tecnovigilância, para harmonização e convergência das atividades, que são elementos fundamentais para ao processo do monitoramento”, afirma a gerente da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), Suzie Marrie Texeira Gomes.

O vice-presidente da ABIIS, Bruno Boldrin Bezerra, salienta que a Aliança trabalha, há 11 anos, junto à Anvisa e outros setores públicos – do poder executivo e legislativo – para construir e produzir políticas públicas que atendam o paciente e a sociedade. “Temos cinco pilares, um deles é o Aprimoramento Institucional dos Reguladores, porque, quanto mais capacitada a Anvisa (de pessoal, infraestrutura de tecnologia e regulamentos) melhor para todos. A ABIIS defende ainda a Regulação Inteligente, uma vez que a indústria produz inovações a todo tempo e o diálogo entre o setor privado e público é fundamental para que se consiga prover essas tecnologias de forma segura e inteligente para o paciente”, diz Bezerra.

Para o diretor executivo da Aliança, José Márcio Cerqueira Gomes, a Tecnovigilância é um tema que a maioria ainda não tem um conhecimento relevante.  Considerando as ações pós-mercado, esse entendimento precisa ser agrupado em uma única realidade, para que os envolvidos não tenham que lidar com interpretações diferentes do mesmo assunto”.

O curso vai atender a indústria, profissionais de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios), as vigilâncias sanitárias e o leigo. Será traduzido também para inglês e espanhol. “A Anvisa tem papel de destaque global e esse programa pode inspirar a realização de outros projetos de parcerias em outras partes do mundo”, finaliza o diretor executivo da ABIIS.