Logo ABIIS

Leia também

Anvisa divulga resultados da estratégia do primeiro trimestre de 2023

Documento publicado traz informações sobre o cumprimento de metas estratégicas, resultados-chave e projetos estratégicos.

Já está disponível para consulta o Relatório de Desempenho da Estratégia da Anvisa, referente ao primeiro trimestre de 2023. A publicação avalia a implementação de ações previstas no Plano Estratégico (PE) 2020-2023 e no Plano de Gestão Anual (PGA).  

O primeiro instrumento é composto por um conjunto de 42 metas estratégicas e 17 projetos estratégicos, sendo que um deles foi encerrado por descontinuidade e outros dois foram encerrados por conclusão de todos os pacotes de trabalho. O segundo instrumento, elaborado conforme a metodologia OKR (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-Chave), apresenta um conjunto de 33 resultados-chave. 

O monitoramento dessas metas, projetos e resultados-chave e de seus riscos associados permite observar se tudo o que foi construído e previsto pela Agência no campo estratégico está sendo implementado e internalizado, possibilitando a definição de ações preventivas e correções de rumo ao longo do tempo. A publicação também representa mais um instrumento de transparência sobre o monitoramento das metas, dos resultados-chave e dos projetos estratégicos.   

Dados do relatório 

Os resultados mostram que a Anvisa já alcançou 38% da estratégia prevista para 2023. Esse é o melhor resultado apurado para o primeiro trimestre desde o início do ciclo 2020-2023. Especificamente, foram cumpridas 38% das metas do PE, 24% dos resultados-chave do PGA e 53% dos pacotes de trabalho dos projetos estratégicos. Os itens estratégicos têm impacto nos 15 objetivos estratégicos e estão distribuídos em todos os macroprocessos da Agência. 

Categoria de desempenho 

No decorrer do ano, são utilizadas cinco categorias de desempenho (de A a E), como uma medida sintetizada que permite dar maior previsibilidade à possibilidade de alcance das metas e dos projetos estratégicos. 

Ao analisar o conjunto de 89 metas distintas (considerando as metas do PE e os resultados-chave do PGA), verificou-se que 71 (80%) estão classificadas na categoria de desempenho A e B. Os demais itens estão classificados da seguinte forma: 9 na categoria C (10%), 9 na categoria D (10%) e nenhum item na categoria E. 

A partir do primeiro trimestre de cada ano, são realizadas ações de acompanhamento focadas nos itens estratégicos classificados nas categorias mais baixas (C, D e E). Com base nos dados do Relatório de Desempenho da Estratégia, foram submetidos à votação do Comitê de Gestão Estratégica, Riscos e Inovação Institucional (CGE) os itens estratégicos mais críticos, para que sejam priorizados nas próximas reuniões do comitê. A priorização tem como finalidade identificar soluções e propor encaminhamentos que tenham impacto para o alcance da meta, projeto ou resultado-chave apresentado. 

Riscos 

A gestão de riscos corporativos (GRC) é entendida como um instrumento da governança que pretende trazer um nível de segurança razoável ao alcance dos objetivos de uma organização. A avaliação de riscos, nesse sentido, é um processo que visa identificar os pontos de maior vulnerabilidade e definir medidas adequadas para atenuá-los ou enfrentá-los. 

Neste último trimestre, observou-se um recuo de 8 pontos percentuais, em relação ao monitoramento anterior, sobre o índice de controles implementados – isso como efeito da inclusão das novas metas do PGA 2023. Destaca-se que 41% dos resultados estratégicos não tiveram materialização dos riscos, 90% das metas sem materialização dos riscos estão na categoria A de desempenho, e cinco metas impactadas por riscos de externalidades e quatro metas por riscos de pessoas estão na categoria D de desempenho.  

Além disso, houve uma queda do impacto dos riscos na estratégia em quatro dos cinco riscos de sistema e em todos os riscos de processo; e aumento do impacto nos riscos de pessoas. Esses fatores levaram à queda do impacto na estratégia para os riscos controláveis (EXT8, EXT9 e S2) e aumento do impacto para o risco crítico (PS3). 

Painel da Estratégia  

Para acompanhar os resultados de cada item da estratégia, acesse o Painel da Estratégia. Essa ferramenta foi desenvolvida com a finalidade de gerar uma maior internalização da cultura de monitoramento da estratégia e facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores.    

Além de poder ser visualizado por dirigentes, servidores e gestores, o painel pode ser utilizado pela sociedade em geral, que tem acesso a uma versão pública disponível no portal da Anvisa. 

O painel possui avaliações anuais e quadrienal para o monitoramento das metas, além de informações atualizadas sobre o monitoramento de todos os projetos estratégicos da Agência obtidas diretamente do PWA (Project Web App), um aplicativo de gerenciamento de projetos utilizado pela Anvisa.  

Acesse a íntegra do Relatório de Desempenho da Estratégia.Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Com informações do portal GOV.BR (16/05/2023)