Grupo de trabalho irá apoiar o reconhecimento da Agência como Autoridade Sanitária de Referência Internacional.
A Anvisa deu mais um passo na preparação para se candidatar a ser reconhecida como Autoridade Sanitária de Referência Internacional na Lista da Organização Mundial de Saúde (Who Listed Authority – WLA): foi publicada nesta semana a composição do grupo de trabalho (GT) que irá realizar o diagnóstico situacional das áreas envolvidas na regulação de medicamentos e vacinas da Agência.
A Portaria 870/2023 relaciona os servidores que devem participar do diagnóstico, sob a condução da Coordenação do Sistema de Gestão da Qualidade da Anvisa (CSGQA), vinculada ao Gabinete do Diretor-Presidente (Gadip).
A atividade deve envolver os gestores e agentes da qualidade das áreas atualmente abrangidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade, além de representantes de outras unidades organizacionais da Agência, quando necessário, assegurado o interesse público.
O GT tem 120 dias para concluir o trabalho e apresentar, em seu relatório final, a descrição do atendimento dos indicadores da Ferramenta de Avaliação Global (Global Benchmarking Tool – GBT) e da Avaliação de Desempenho (Performance Evaluation Framework – PEF) da OMS.
O grupo de trabalho deve ainda apresentar ao Comitê Gestor da Estratégia(CGE) e à Diretoria Colegiada da Anvisa uma lista de recomendações para que a Agência possa atingir seu objetivo.
Com informações do portal GOV.BR (16/08/2023)