Leia também

Anvisa apoia Ministério da Saúde na avaliação de projeto de arquitetura para unidades básicas de saúde

Projetos referenciais fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com a finalidade de auxiliar os municípios na implementação de investimentos, o Ministério da Saúde lançou um projeto de arquitetura referencial para a construção de Unidades Básicas de Saúde – Porte I, no contexto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – 2023 a 2026).

A Anvisa, em apoio ao Ministério, fez uma avaliação do projeto, a fim de agilizar as obras e garantir a disponibilidade de ações e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a análise da Agência, as autoridades sanitárias municipais utilizarão um processo simplificado para avaliar os projetos.

A avaliação da Anvisa levou em consideração os riscos associados à saúde, observando as regras previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 50/2002 e demais normas vinculadas.

A adoção do projeto referencial é opcional, mas proporcionará aos municípios uma economia significativa de tempo e recursos, além de permitir a edificação de unidades com infraestrutura adequada, beneficiando tanto os profissionais de saúde quanto os usuários do SUS.

Com informações do Portal Gov.br – 17.09.2024