Leia também

Anvisa anuncia avanços no plano de modernização e reforça compromisso com redução de filas

Diretor-presidente destaca resultados em análises, investimento em tecnologia e ampliação da força de trabalho.

Durante uma reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis) nesta segunda-feira (24/11), em São Paulo, a Anvisa apresentou um balanço das ações do seu Plano de Fortalecimento e Modernização, voltado à redução de filas e ao aprimoramento dos tempos de análise. O diretor-presidente, Leandro Safatle, destacou que os avanços já refletem em melhorias concretas em diferentes áreas.

Entre os resultados apresentados, estão:

  • Dispositivos médicos: implementação de força-tarefa que resultou em redução de 40% no passivo de pós-registro e início da análise otimizada por categorias.
  • Medicamentos sintéticos: implementação de medidas (agrupamento por categorias, análise por reliance, edital de desistência, entre outros) que devem levar, em 2025, ao registro do maior número de aprovações desde 2019.
  • Radiofármacos: força-tarefa zerou a fila e a previsão é manter o fluxo normalizado já no primeiro trimestre de 2026.
  • Biológicos: redução do tempo médio de análise de 22 meses para 9 meses e redução do passivo de registros em mais de 18%.
  • Pesquisa clínica: eliminação de um quarto da fila por meio do reliance e redução de 44% no tempo de análise. Também foi criado o Comitê de Acompanhamento Regulatório de Inovação em Saúde, que inicia com três projetos prioritários: polilaminina, Wolbachia e endoprótese vascular.
  • Inspeções: matriz de risco sanitário, que reduziu o passivo de 309 para 149 petições, representando uma queda de 52%.

Leandro Safatle também anunciou um investimento de R$ 25 milhões em Inteligência Artificial, ampliando a capacidade de automação da Agência, e a formação de 102 novos especialistas em regulação e vigilância sanitária, maior reforço de pessoal desde 2014.

Com essas ações, a Anvisa projeta uma redução das filas pela metade em seis meses e a normalização dos fluxos em um ano. O diretor-presidente também destacou novas iniciativas de monitoramento, como a Sala de Situação da Agência e o Comitê de Monitoramento do Plano de Ação, que garantirão transparência e acompanhamento contínuo dos resultados.

Com informações do Portal Gov.br – 24.11.2025.

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.