Uma das ações é a permissão para a entrega de medicamentos experimentais diretamente aos participantes de pesquisa clínica, onde eles estiverem residindo ou abrigados no momento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anuncia ações importantes e excepcionais para auxiliar os patrocinadores, investigadores e centros de pesquisas clínica, além dos participantes dessas pesquisas em andamento no Rio Grande do Sul. As medidas, temporárias e emergenciais, têm como objetivo atenuar os desafios enfrentados pela população do estado gaúcho e permitir que ela continue recebendo os medicamentos experimentais, sem interromper sua participação nas pesquisas clínicas em andamento no estado.
As ações também visam auxiliar os patrocinadores, investigadores e centros a garantir a segurança dos participantes e cumprir com os princípios de Boas Práticas Clínicas (BPC), minimizando os riscos à integridade dos estudos realizados enquanto durar o período de calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul.
Com informações do portal GOV.BR (14/05/2024)