Leia também

ANS realiza 21ª reunião técnica da Cosaúde

Encontro avaliou duas tecnologias para inclusão no rol de coberturas obrigatórias na saúde suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no dia 25/10, a 21ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde). Na ocasião, a Comissão analisou as contribuições da sociedade na Consulta Pública 117 sobre duas propostas de incorporação no Rol de Eventos e Procedimentos em Saúde. 

A diretora-adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos, Carla Soares, abriu a reunião dando as boas-vindas: “Eu gostaria de reforçar a nossa visão sobre esse processo altamente qualificado, que vem sendo desenvolvido entre a equipe técnica da ANS e os membros da Cosaúde. O quão ricas têm sido as contribuições, desde as consultas até as audiências públicas, assim como os debates da Cosaúde. As discussões e divergências contribuem para a maturidade desse trabalho realizado, que tem extrema importância para a sociedade”, disse Carla. 

A gerente-geral de Regulação, Renata Campos, informou que teve início o processo de renovação de indicação de representantes da Cosaúde e, em seguida, apresentou as tecnologias que seriam debatidas no encontro. 

A Comissão discutiu as seguintes propostas de inclusão:

  • Encorafenibe associado ao cetuximabe para tratamento, em segunda linha, de pacientes com câncer colorretal metastático com a mutação no gene BRAF V600E (mutação genética presente em diferentes tipos de câncer).
  • Teste molecular para nódulos de tireoide, por perfil de microRNA, para diagnóstico de pacientes que tiveram resultados indeterminados até então.  

Ambas as tecnologias foram analisadas com base nas contribuições da consulta pública 117.          

A reunião contou com a participação de membros e convidados da Cosaúde, composta por entidades representantes de operadoras, prestadores de serviços, órgãos de defesa do consumidor e da sociedade civil, dentre outros, que contribuíram para as avaliações. 

As discussões sobre as propostas abordaram os aspectos relacionados às evidências científicas sobre eficácia, efetividade e segurança das tecnologias, bem como a avaliação econômica de benefícios e custos em comparação às coberturas já previstas no rol e a análise do impacto financeiro das ampliações de cobertura pelas operadoras. 

Para assistir a íntegra da 21ª reunião técnica da Cosaúde, clique nos links abaixo: 

21ª Reunião da Cosaúde

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Com informações do portal GOV.BR (08/11/2023)