Logo ABIIS

Leia também

ANS lança novas versões do Atlas Econômico-Financeiro, Anuário e Prisma da Saúde Suplementar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga os seus três painéis de dados econômico-financeiros do setor de planos de saúde em nova versão, mais dinâmica, em substituição aos relatórios desenvolvidos até 2019. Foi utilizada uma ferramenta com recursos de business intelligence com interface simples e de fácil compreensão para os entes do setor e toda a sociedade: o Power BI. Os painéis são: Atlas Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar, Anuário: Aspectos Econômico-Financeiros das Operadoras de Plano de Saúde e Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar. 

Confira aqui os três painéis, disponíveis no portal da ANS, em Dados Financeiros e Publicações Relacionadas.  

“Ao facilitar o entendimento destes painéis, a ANS exerce o seu papel de zelar pela sustentabilidade financeira do setor, promovendo um ambiente regulatório que favoreça a concorrência e o desenvolvimento da saúde suplementar”, afirma o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Paulo Rebello.  

Os dados que constam nos três painéis incluem as competências de 2018 e 2019 e são extraídos do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), do Sistema de Cadastro de Operadoras (CADOP), de Documentos de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (DIOPS) e de demonstrações contábeis.  

Atlas Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar  

Oferece uma visão concorrencial do setor e, nessa nova versão, passa a considerar uma nova metodologia, ampliando a apresentação dos dados para cada um dos 148 mercados relevantes de planos individuais e familiares, coletivos por adesão e coletivos empresariais.  

A ferramenta permite otimizar a execução de políticas públicas e o desenho de medidas regulatórias adequadas às necessidades de estímulo à concorrência. “Para a ANS, delimitar mercados relevantes robustece o monitoramento, permitindo avaliar a concentração dos diferentes mercados e identificar as empresas que detêm poder de mercado”, acrescenta o diretor.  

O Atlas apresenta o mapa de mercados relevantes por região, índices de concentração, tabelas com os mercados relevantes ordenados pela quantidade de beneficiários, identificação das operadoras que possuem as maiores fatias de mercado, entre outros dados.  

Confira aqui.  

Anuário da Saúde Suplementar  

Apresenta aspectos econômico-financeiros de cada operadora de plano de saúde, como dados do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados do Exercício, além de diversos indicadores necessários para uma análise mais detalhada das empresas do setor.  

Confira aqui.  

Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar 

Proporciona um perfil econômico-financeiro do setor, sendo dividido em três grandes grupos: Dados Consolidados do Setor de Saúde Suplementar, Ativos Garantidores e Provisões Técnicas e Indicadores Econômico-Financeiros (ponderados e não ponderados). Os dados se referem às evoluções das diferentes modalidades de operadoras de planos de saúde.  

Confira aqui

Com informações do site da ANS (01/06/2020)