Leia também

ANS lança manual sobre metodologia do monitoramento do Programa de Qualidade Hospitalar

Publicação foi divulgada em primeira mão na Feira Hospitalar 2024, que está sendo realizada em São Paulo.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, nesta quarta-feira (22/5), o Manual Metodológico do PM-QUALISS, Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar. A divulgação foi feita durante participação da ANS na Feira Hospitalar 2024, considerada a principal feira do setor de saúde da América Latina.

Ao divulgar a publicação, o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, ressaltou que o programa traz uma mudança de paradigma, já que, pela primeira vez, um órgão regulador do Brasil terá indicadores para medir a qualidade dos hospitais e falou da importância da publicação: “O manual descreve a metodologia utilizada no PM-QUALISS, que é tecnicamente robusta, reprodutível, transparente e imparcial, marcando uma nova etapa na qualificação do setor suplementar. É uma iniciativa muito desafiadora e, ao mesmo tempo, de integração, porque convida todos os atores que compõem a cadeia de saúde suplementar a investirem na cultura da qualidade, da transparência e da governança”.

O Manual apresenta a metodologia do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-QUALISS Hospitalar), que tem como objetivo monitorar, avaliar e divulgar o desempenho dos prestadores de serviços hospitalares que atuam na saúde suplementar por meio de indicadores de qualidade. Para acessar, basta clicar no link a seguir: Manual Metodológico do PM Qualiss .

O documento é uma ferramenta importante do Programa QUALISS hospitalar, que foi elaborado considerando os seguintes desafios do setor:

  • Reduzir a assimetria de informação, possibilitando ao beneficiário acesso a parâmetros de qualidade sobre prestadores hospitalares;
  • Conferir maior transparência sobre o desempenho assistencial dos hospitais;
  • Fortalecer e induzir uma cultura de avaliação e divulgação do desempenho dos prestadores de serviços de saúde no setor suplementar por meio de ferramentas de gestão.

No manual, estão disponíveis as seguintes informações: histórico do PM-QUALISS Hospitalar; Ciclo Avaliativo de 2023; metodologia de avaliação e comparabilidade do Programa; a forma como os resultados serão apresentados, por hospital; a definição das faixas classificatórias de desempenho; e a forma como os hospitais serão apresentados nestas faixas. Além disso, apresenta também glossário, fichas técnicas dos indicadores do painel geral e dicionário de dados do Painel Geral.

Sobre o PM Qualiss

O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é parte integrante do Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde – Qualiss como o componente que monitora, avalia e divulga os resultados dos indicadores de qualidade de prestadores hospitalares.

A adoção das melhores práticas, por meio do PM-QUALISS, é muito importante. Ela ajuda a identificar possíveis dificuldades ou oportunidade de melhoria. Isto contribui para as tomadas de decisão, para o aprimoramento da gestão interna do hospital e para o planejamento e a execução de ações efetivas. Como consequência, há impactos positivos na gestão hospitalar e na satisfação dos pacientes.

Para as operadoras, o programa pode gerar informações mais qualificadas para otimizar a estruturação das redes assistenciais e subsídios para a adoção de modelos de remuneração baseados em valor.

Um total de 178 hospitais ingressaram, voluntariamente, no PM-QUALISS e, destes, 101 estão aptos a terem seus resultados divulgados a partir do Ciclo Avaliativo de 2023. A divulgação destes resultados acontecerá no início do segundo semestre deste ano.

Para mais informações sobre o programa, clique aqui.

Com informações do Portal Gov.br – 23.05.2024