Projeto da Agência busca promover serviços digitais mais acessíveis para a população idosa
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi uma das 20 instituições selecionadas em todo o país para participar do Programa CoLabs 2025, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Ao todo, 50 órgãos participaram do processo seletivo.
O projeto inscrito pela ANS, por meio do Laboratório de Inovação (LabInova), tem como foco a inclusão digital de pessoas idosas nos serviços públicos. Com uma parcela significativa de beneficiários de planos de saúde com mais de 65 anos, a escolha do tema reforça o compromisso da Agência com a promoção de acesso, cidadania e equidade.
Segundo a diretora de Gestão interina, Carla Soares, o objetivo é criar soluções que garantam que o avanço tecnológico signifique mais autonomia e cidadania para todos. “Queremos contribuir para um futuro digital mais inclusivo e humano. A participação da ANS no CoLabs é uma oportunidade valiosa para impulsionar o projeto Serviços Digitais para Idosos e permitir o desenvolvimento de soluções mais acessíveis, centradas nas necessidades desse público”, destaca.
O LabInova é o espaço da ANS voltado à promoção da inovação interna. O laboratório organiza projetos e oficinas que estimulam a criatividade e a colaboração entre as áreas da Agência, utilizando metodologias, técnicas e ferramentas que apoiam a solução de diferentes desafios institucionais.
CoLabs
O CoLabs é um programa de aceleração e mentoria voltado ao desenvolvimento de competências de inovação entre servidores públicos. As equipes selecionadas recebem apoio metodológico do Laboratório de Inovação da Enap (GNova Lab), por meio de atividades práticas, aprendizagem baseada em projetos, conteúdos em EAD e sessões de orientação ao longo de aproximadamente 12 meses.
Com informações do Portal Gov.br – 25.07.2025.