Logo ABIIS

Leia também

ANS atualiza dados do Painel de Precificação

Publicação informa valores considerados pelas operadoras para formação inicial de preço de plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou uma nova edição do Painel de Precificação de Planos de Saúde, estudo que informa dados sobre os valores médios de comercialização pelo mercado de saúde suplementar. A publicação contempla informações compiladas nos últimos cinco anos até dezembro de 2020 e está disponível para consulta no portal da ANS. 
   
Clique aqui para acessar a publicação. 

O Painel é dividido em quatro seções: operadoras, planos ativos e notas técnicas; valor comercial da mensalidade; reajuste por faixa etária; e carregamentos. Assim, a publicação apresenta ao setor um panorama segmentado da formação inicial dos preços dos planos de saúde, conforme o valor comercial informado nas Notas Técnicas de Registro de Produto (NTRPs) vigentes para os planos em comercialização no mercado brasileiro. As informações são disponibilizadas por região e Unidade Federativa e segundo a segmentação assistencial e o tipo de contratação do plano (individual ou coletivo).   

O painel também analisa as médias das variações de mensalidade por mudança de faixa etária e as despesas não assistenciais – como custos administrativos e comerciais das operadoras – adicionadas na composição do preço de venda (carregamentos), além de suas evoluções.  

As bases de dados utilizadas na elaboração do Painel de Precificação também estão disponíveis no Portal de Dados Abertos da ANS. Confira aqui.

O Painel de Precificação é uma ferramenta importante para intensificar ações de redução da assimetria de informações no setor. Busca-se, assim, o aprimoramento da coleta, tratamento e disponibilização de dados estruturantes, de forma a permitir o aperfeiçoamento da regulação e maior transparência à sociedade das informações relevantes da saúde suplementar. A publicação é apresentada no formato Power BI (ferramenta de Business Intelligence), que amplia a variedade de consultas disponíveis e oferece aos usuários diversos filtros interativos.

Com informações do portal gov.br (26/04/2021)