Logo ABIIS

Leia também

ANS atualiza dados do Painel de Precificação até dezembro de 2021

Publicação informa valores de referência para a precificação de planos de saúde e permite consulta por município

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou uma nova edição do Painel de Precificação de Planos de Saúde, estudo que informa dados sobre os valores médios de comercialização usados como referência de precificação dos planos de saúde no mercado nacional. A publicação contempla informações de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 e está disponível em formato de painel dinâmico no portal da ANS.  

O Painel de Precificação apresenta um panorama da formação inicial dos preços de planos de saúde por meio de cálculos atuariais, conforme o valor comercial de referência informado nas Notas Técnicas de Registro de Produto (NTRPs) dos planos em comercialização no mercado brasileiro. Importante observar que os valores estão em preços correntes, portanto não deflacionados durante o período. 

Os valores comerciais de referência informados na nota técnica podem apresentar diferenças em relação aos preços de comercialização efetivamente praticados nas tabelas de venda utilizadas pelas operadoras. Tais diferenças ocorrem porque há uma flexibilização para o estabelecimento dos preços de comercialização em função, por exemplo, da adoção de mecanismos financeiros de regulação de utilização, como coparticipações ou franquias. 

Atendendo a pedidos recebidos ao longo de 2021, o Painel de Precificação passa a informar, a partir desta edição, a série histórica do Valor Comercial por município ao final de cada ano. O Portal de Dados Abertos da ANS também inaugura um conjunto de dados dedicado a fornecer a série histórica completa do Valor Comercial por Município desde 2014. Confira aqui

O Painel é dividido em quatro seções: (1) Operadoras e planos; (2) Valor Comercial; (3) Composição do Valor Comercial; e (4) Dimensão Geográfica. Nessa edição, a dimensão geográfica passa a oferecer uma visão da quantidade de operadoras, seus planos disponíveis para comercialização e do valor comercial médio por município no território nacional ao final de cada ano entre 2017 e 2021. 

As informações podem ser segmentadas pelas principais características de produto – tipo de contratação, segmentação assistencial, presença ou não de coparticipação ou franquia, cobertura odontológica, livre escolha de prestadores e abrangência geográfica de cobertura do plano – e por modalidade e porte da operadora do plano. 

Acesse aqui o Painel de Precificação.  

A base de dados utilizada na elaboração do Painel de Precificação também está disponível no Portal de Dados Abertos da ANS. Confira aqui.