Comissão avaliou tecnologias para tratar hipertensão arterial, nefrite em pacientes com lúpus, psoríase, asma e leucemia
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nos dias 16 e 17/07, a 31ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde).
O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), Alexandre Fioranelli, iniciou o encontro agradecendo a presença e o compromisso constante de todos: “Hoje vamos debater seis tecnologias: a primeira, uma discussão preliminar e as demais terão suas contribuições de participação social analisadas. Por meio da avaliação técnica do processo de atualização do Rol, estamos certos dos ganhos coletivos e dos resultados clínicos relevantes para os pacientes”, declarou o diretor.
- Primeiro dia
No dia 16 pela manhã, a comissão iniciou discussão preliminar sobre uma tecnologia proposta para o tratamento de pressão arterial elevada resistente ao uso de pelo menos três medicamentos. A técnica cirúrgica minimamente invasiva em análise é denominada de ablação simpática renal por radiofrequência e resulta na interrupção da inervação da artéria renal o que levaria ao seu relaxamento e diminuição dos níveis da pressão arterial.
Em seguida, foram analisadas as contribuições da Consulta Pública nº 132 referentes à submissão do medicamento Belimumabe para tratamento de nefrite lúpica ativa – uma inflamação nos rins em pacientes com doença reumática denominada lúpus.
À tarde, foram discutidos os resultados da Consulta Pública nº 129 sobre a utilização de outros dois medicamentos:
- Brodalumabe para o tratamento de psoríase moderada a grave, e de;
- Ibrutinibe em combinação com Venetoclax para o tratamento de adultos com leucemia (leucemia linfocítica crônica/linfoma linfocítico de pequenas células), em primeira linha. Embora os dois medicamentos já constem no rol, a combinação deles como primeira opção de tratamento é uma novidade e, portanto, objeto de análise pela comissão.
- Segundo dia
No dia 17, foram novamente analisadas as contribuições da Consulta Pública nº 132, mas desta vez, referentes ao medicamento Tezepelumabe, usado para o tratamento de dois tipos de asma de difícil controle: asma alérgica e eosinofílica, ambas graves.
Sobre a Cosaúde
A Cosaúde é composta por representantes indicados pelos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), conforme previsto na Resolução Normativa 555/2022. Seu principal objetivo é assessorar a ANS na definição da amplitude da cobertura assistencial no âmbito da saúde suplementar.
Para assistir à íntegra das reuniões, clique abaixo:
Com informações do Portal Gov.br – 22.07.2024