Leia também

AfirmaSUS: programa do Ministério da Saúde promove ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura

Em 2025, novo programa irá atingir 100 projetos, 1,5 mil estudantes e pelo menos 100 docentes de todo o país.

Fortalecer a equidade em saúde como estratégia essencial para apoiar a permanência de estudantes na universidade. Esse é um dos objetivos do Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde (AfirmaSUS), iniciativa que acaba de ser lançada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O programa irá promover ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura com um enfoque interseccional, incentivando a integração entre ensino, serviço e comunidade.

“Em 2025, o programa irá atingir 100 projetos, 1.500 estudantes e pelo menos 100 docentes de Instituto de Ensino Superior (IES) de todo o país. Esperamos que haja um impacto direto nos atores envolvidos, bem como ampliação dessas ações no âmbito da academia, serviços de saúde e movimentos sociais”, afirma a secretária da Sgtes, Isabela Pinto.

O público de interesse do programa inclui estudantes de IES públicas que ingressaram por meio de ações afirmativas e pertencem a grupos historicamente vulnerabilizados, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, trans, com deficiência, além de migrantes e refugiados. As atividades estão focadas na permanência e inclusão dos estudantes; integração ensino-serviço-comunidade; interculturalidade e diversidade; formação e transformação social; e articulação intersetorial e fortalecimento comunitário.

O Afirma SUS almeja alcançar diversos resultados, entre eles:

  • Desenvolver práticas que aprimorem os currículos dos cursos da área da saúde, integrando a perspectiva intercultural;
  • Reduzir a evasão de estudantes em situação de vulnerabilidade social, promovendo o protagonismo delas(es) em ensino, pesquisa, extensão e cultura, com impacto positivo no SUS e nas IES públicas;
  • Promover mudanças nas práticas dos serviços e na gestão em saúde para qualificar o atendimento a essas populações no SUS; e
  • Realizar transformações estruturais na universidade para garantir a permanência de grupos socialmente vulnerabilizados.

Formação e transformação social

As ações do Afirma SUS ocorrerão ao estabelecer estratégias e ao ampliar espaços de discussão para promover mudanças na formação dos profissionais de saúde, visando um cuidado que atenda às necessidades dos grupos vulnerabilizados socialmente.

Além disso, o programa busca a promoção dos espaços dialógicos e intersetoriais de reflexão crítica que possibilitem o desenvolvimento de um compromisso ético-político nos processos de transformação social, especialmente na área da saúde.

Saiba mais sobre o AfirmaSUS

Com informações do Portal Gov.br – 02.12.2024

Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.