Logo ABIIS

Leia também

ABRAIDI é signatária de documento colaborativo para ética na saúde

A ABRAIDI tem promovido, há cerca de duas décadas, ações que visam maior transparência e ética nos negócios setoriais da saúde, desde a primeira edição do Código de Ética e Conduta da entidade, em 2006. No ano passado, a ABRAIDI assinou o Marco de Consenso Brasileiro de Colaboração Ética Multissetorial na Área de Saúde, elaborado pelo Instituto Ética Saúde – IES.

Para o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, a ética é uma busca diária e uma responsabilidade coletiva. “É um tema que não podemos deixar de lado jamais. Precisamos estar atentos todos os dias, em todas as nossas ações, seja como empresários, executivos ou cidadãos”, completa Rocha.

O Marco de Consenso Brasileiro já possui mais de 40 entidades signatárias além do apoio e endosso dos órgãos públicos e autarquias que participam do sistema de saúde do Brasil. “As entidades ‘aderentes’ e os órgãos públicos ‘observadores’ acordam e reconhecem os princípios e normas do Marco para a promoção do bem-estar e segurança do paciente”, esclarece o presidente do Conselho de Administração do IES, Eduardo Winston.

“Esse é também um movimento internacional e o Brasil é o nono país a formalizar um marco de consenso, como um ato relevante para o fortalecimento das diretrizes éticas da área da saúde, juntando-se à Austrália, Canadá, Chile, China, Filipinas, Japão, Peru e Vietnã”, destaca Carlos Eduardo Gouvêa de Relações Institucionais do IES.

Com informações do site da ABRAIDI (10/01/2022)