Logo ABIIS

Leia também

ABIMED completa 24 anos de atuação no suporte à indústria de dispositivos médicos, representando o setor

Há 24 anos, exatamente nesse dia 18 de junho, em 1996, a ABIMED era criada em um evento da Hospitalar, com a reunião de 21 empresas e da necessidade do setor em ter quem o representasse e fosse seu porta-voz em seus legítimos interesses junto aos órgãos governamentais e entidades congêneres com sede no Brasil e no exterior. A Associação passou a atuar mais fortemente em setembro do mesmo ano, quando montou sua sede em São Paulo.

São 24 anos de contribuição à indústria de dispositivos médicos, em uma história que se mistura com a história do nascimento da ANVISA, que acompanha e se adapta ao avanço tecnológico ao longo dos anos, e que vem apoiando a indústria pela sustentabilidade e desenvolvimento do setor, atuando com ética e transparência, sempre com foco no acesso a novas tecnologias pela população. 

Logo no início de sua atuação, assessorias jurídicas de apoio ao Registro de Produtos e Aduaneira foram colocadas à disposição das empresas associadas para auxiliar quem tivesse qualquer dificuldade nesse sentido. Também foram criados alguns grupos setoriais, que tornou o diálogo com outros stakeholders mais efetivo, a fim de se intensificar as discussões de forma mais segmentada, já que a ABIMED reúne associadas que atuam em diversas áreas do setor. 

No decorrer de todos estes anos, esteve ao lado da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de outras entidades na defesa dos interesses de seus associados, estabelecendo um canal direto e permanente de diálogo junto aos órgãos governamentais. A realização de parcerias estratégicas é um dos principais caminhos trilhados desde a fundação da Associação, que é focada no conhecimento compartilhado e no fortalecimento das relações. 

Nesse tempo, a ABIMED passou por grandes transformações e aumentou sua representatividade no mercado brasileiro de saúde. Firmou-se no cenário nacional e no Mercosul como uma entidade que participa ativamente das discussões e decisões no setor da saúde.

Em meio à pandemia com o novo coronavírus, o papel da associação nunca foi tão relevante na ampliação do acesso da população às tecnologias médicas, em um momento em que os olhos do mundo estão voltados para a área da saúde. Aproveitamos a data para dividir os principais feitos e ações da Associação até aqui, que só reforçam a prontidão da entidade em trazer soluções práticas e benéficas a suas associadas desde o seu início, em contribuir com as mudanças que se fizeram necessárias, as que ainda são e as que estão por vir.

Com informações do site da ABIMED (18/06/2020)