Servidores realizaram paralisação na semana passada e prometem greve geral, por 48 horas, nos dias 31 de julho e 1º de agosto.
Os presidentes do Conselho de Administração e Executivo da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), Carlos Eduardo Gouvêa e José Márcio Cerqueira Gomes, respectivamente, entregaram o pleito de reestruturação da Anvisa, que sofre com a falta de novos concursados, para o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima. O encontro foi nesta quarta-feira (24/07), em Brasília.
Atualmente a Agência atua com uma defasagem de cerca de 1.250 técnicos, o que deixa as operações com pouco mais da metade do pessoal necessário para funcionamento pleno. “A situação é extremamente preocupante e compromete a capacidade da Anvisa de cumprir sua missão primordial e de acompanhar as crescentes demandas do país. Sem recursos humanos e materiais adequados, a Agência perde o potencial vital de análise, formulação e fiscalização das normas que regem sua atuação”, afirma o presidente executivo da ABIIS.
A Aliança alertou ainda que o problema está ficando cada vez mais grave, com a paralisação da semana passada e a greve geral dos servidores da Anvisa, por 48 horas, marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto. “Uallace se mostrou sensível ao tema, falou que a reestruturação da Anvisa é uma preocupação do Ministério e que ele vai levar o pleito ao conhecimento do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin para debate”, conta José Márcio Cerqueira Gomes.
Também estavam na reunião o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica, Felipe Giesteira, e o coordenador(a)-Geral das Indústrias de Fármacos e de Bio e Nanotecnologia, Diego Eugenio Pizetta.