O evento reuniu representantes dos setores público e privado de vários países, que integram a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
A promoção da integridade e o fortalecimento de um ambiente de negócios ético pautaram o 11º Fórum de Ética Empresarial da APEC para Pequenas e Médias Empresas, promovido pela Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, nos dias 17 e 18 de setembro, em Lima no Peru. O diretor Davi Uemoto representou a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS).
“Demonstrou-se que a construção de um ambiente integro e transparente gera um círculo virtuoso, pois aumenta a confiança dos agentes econômicos. A integridade é importante para a credibilidade, a resiliência e a sustentabilidade de qualquer sistema, sobretudo, o da saúde”, relatou Uemoto.
Foi discutida a importância da adoção de ações coletivas, materializadas em Marcos de Consenso. “Lembrando que o Brasil, capitaneado pelo Instituto Ética Saúde (IES), do qual a ABIIS faz parte, implementou o Marco de Consenso com princípios e fundamentos sólidos”, salientou o executivo da Aliança.
Os Estados Unidos e o Peru anunciaram a adoção do Marco de Consenso, por meio do qual vários players da cadeia de valor em saúde assumem o compromisso de atuar em conjunto na promoção de um ambiente de negócios ético.
Foram apresentados ainda os desafios relacionados às ações coletivas. Além da ética, é preciso falar de acesso, equidade, transparência e sustentabilidade. “Para cumprir com as disposições do Marco de Consenso, todos os participantes deverão falar a mesma língua, ter o mesmo horizonte, pactuar de uma visão plural e traduzir em ações claras os princípios”, explicou Davi Uemoto.