Logo ABIIS

Leia também

ABIIS e AdvaMed se reúnem com Ministra da Saúde e Ministro-Chefe da Casa Civil, Anvisa e legislativo para debater políticas públicas, negócios e regulação

Encontros promovidos pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos buscam fortalecer o potencial das relações comerciais e econômicas entre os dois países.

A Aliança Brasileira da Industria Inovadora em Saúde (ABIIS) e a Associação de Tecnologia Médica Avançada dos Estados Unidos (AdvaMed) participam, nesta semana, de uma série de reuniões organizadas pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Council), em Brasília. Os encontros discutem políticas públicas que fortaleçam o potencial das relações comerciais e econômicas entre os dois países.

Nesta terça-feira (09/05), a missão se reuniu com o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Daniel Pereira, para debater as prioridades da Anvisa em 2023, entre elas processos de licenciamento de importações e de aprovação regulatória de produtos, diálogo FDA & Anvisa.

O grupo também se encontrou com o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. A reunião teve como foco as relações bilaterais, reforma tributária, cooperação para o crescimento sustentável e ação climática, implementação do Acordo Brasil-Estados Unidos. protocolo comercial e colaboração cibernética.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos para discutir questões como estudos saúde digital e resiliência das cadeias globais, processos de aprovação regulatória de produtos e cooperação no setor da saúde.

Com o deputado federal Pedro Westphalen, o grupo tratou do projeto de lei da pesquisa clínica, a independência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da saúde digital.

No dia 11 de maio, em encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a conversa foi sobre as prioridades do Congresso, entre elas a Reforma Tributária, para tornar o Brasil mais competitivo globalmente.

“O setor de dispositivos médicos tem características muito específicas. Revisitar os pontos tratados nos encontros de hoje fortalece as relações entre governo, órgãos reguladores, legislativo e a indústria dos dois países, para que possamos aprimorar ainda mais o comércio e a regulação, com um propósito único de oferecer saúde de qualidade para a população”, analisa o diretor executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes, que representa também a AdvaMed na série de encontros.