Logo ABIIS

Leia também

2º Encontro de Gestores discutiu metodologias e ferramentas para aprimorar gerenciamento de projetos no SUS

Ciclo de encontros visa troca de experiências e articulação de uma rede de gerenciamento de projetos do Ministério da Saúde

Metodologias ágeis, ferramentas de gestão visual e tecnologias de informação foram temas do 2º Encontro de Gestores de Projetos do Ministério da Saúde, realizado nesta quarta-feira (21), em Brasília/DF. A iniciativa integra o Ciclo de Encontros de Gestores de Projetos da Pasta, para sensibilizar sobre a importância do melhoramento contínuo do gerenciamento dos projetos desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa ideia é apoiar os gestores na implementação de melhores práticas e disseminação de uma cultura de gerenciamento de projetos que contribua para o aperfeiçoamento e fortalecimento do SUS”, destacou Ana Paula Siqueira, diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde.

O ciclo de encontros visa, ainda, articular e desenvolver uma rede de gerenciamento de projetos do MS para proporcionar compartilhamento de experiências e conhecimentos na área. A cada encontro mensal serão abordados temas específicos por especialistas e técnicos.

Nesta edição, o encontro contou com a participação da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Alessandra Siqueira, que apresentou as metodologias ágeis e as ferramentas de gestão visual de projetos. “Quando o setor utiliza novas metodologias, podemos ter produtos mais rápidos, em uma forma mais adaptativa, na qual conseguimos implementar mudanças em qualquer área de atuação e tornar o trabalho diário mais ágil e eficiente para a promoção da saúde da população brasileira”, comentou.

O uso das tecnologias de informação também foi destaque do encontro. Marcilon Araújo, analista de sistemas do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde, trouxe como exemplo o caso de sucesso de transformação digital desenvolvido pelo setor, com a criação do Sispron – Sistema de Acompanhamento dos programas nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

“O Sispron organiza os dados dos projetos e os transforma em informações estratégicas para dar maior transparência, aprimorar o monitoramento e qualificar a gestão da informação e do conhecimento”, afirmou o analista. O sistema está em funcionamento desde abril de 2021 e atualmente acompanha 383 projetos, sendo 257 referentes ao Pronas/PCD e 126 ao Pronon.

O evento é uma realização do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde (SE/MS) em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (SCTIE/MS).

Rede de Projetos

A iniciativa integra uma série de ações voltadas para a estruturação da rede de escritórios de gerenciamento de projetos do Ministério da Saúde, envolvendo todas as secretarias da Pasta. Nesse contexto, o Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde desempenha a função de Escritório Central de Projetos Estratégicos do Ministério da Saúde para promover apoio às secretarias na tomada de decisão quanto ao gerenciamento de seus projetos.

Com informações do GOV.BR (22/09/2022)