Logo ABIIS

Leia também

24 anos da ANS

Com mais de duas décadas de atuação, Agência segue intensificando seus esforços em prol do aprimoramento do setor de planos de saúde

No dia 28/01, próximo domingo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) completa 24 anos de história. Desde a sua criação, por meio da Lei Federal n.º 9.961 de 28/01/2000, a ANS vem solidificando o seu compromisso com a regulação, a transparência, a participação social e o incentivo à qualidade dos serviços na saúde suplementar.  

“Nesses 24 anos, o setor evoluiu e proporcionou conquistas importantes para os consumidores. Foram muitas medidas implementadas para tornar o setor mais seguro para todos os envolvidos, com regras claras, monitoramento permanente, participação social e previsibilidade regulatória. Entre as medidas de grande relevância, destaco a regulação prudencial econômico-financeira; a mediação de conflitos feita com a NIP (Notificação de Intermediação Preliminar); a viabilização da portabilidade de carências, dando mais flexibilidade ao beneficiário para a troca de plano ou mesmo de operadora; o aprimoramento do processo de revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, conferindo maior agilidade na incorporação de tecnologias e ampliação da participação da sociedade; a implementação de programas de estímulo à melhoria da qualidade da prestação de serviços por parte de operadoras e prestadores de serviços de saúde; e a transparência dada às informações do setor, o que promove a redução da assimetria de informações e o empoderamento do consumidor. Nosso compromisso com o aprimoramento e o equilíbrio do setor é renovado diariamente, sempre com o foco na defesa do interesse público”, destaca o diretor presidente da ANS, Paulo Rebello. 

Pela frente, estão as prioridades estabelecidas na Agenda Regulatória para o triênio 2023-2025.  

Este ano de 2024, portanto, reforça o alcance dessas metas, que compreendem de modo geral a melhoria do relacionamento entre operadoras e beneficiários, estímulo ao desenvolvimento do setor e integração com o SUS. 

Confira os principais marcos da trajetória da ANS desde a sua criação. 

Categoria

Comunicações e Transparência Pública

Com informações do portal GOV.BR (30/01/2023)