Logo ABIIS

Leia também

17ª Conferência Nacional de Saúde vai debater o fortalecimento do SUS

Evento nacional será em julho de 2023. Etapas municipais vão de novembro a março e as estaduais e do Distrito Federal de abril a maio de 2023

A Conferência Nacional de Saúde é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS), vai acontecer entre os dias 02 e 05 de julho de 2023.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde é precedida por etapas municipais que vão de novembro de 2022 a março de 2023; e etapas estaduais e do Distrito Federal, realizadas de abril a maio de 2023. Os eventos locais são organizados pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Para participar, é necessário acompanhar a realização no seu município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final.

O evento também é precedido de outras atividades preparatórias para a etapa nacional, como a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 14 a 18 de novembro, em Brasília.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Organização

Conforme a Resolução nº 669 do CNS, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União (DOU), a conferência será coordenada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto, e presidido pelo ministro da Saúde. A Comissão Organizadora é composta por representantes do conselho, no segmento de usuárias(os), trabalhadoras(es) e gestoras(es) do SUS, além de prestadoras(es) de serviços em Saúde. Outras comissões integram a organização como a de Comunicação, Informação e Acessibilidade; a de Articulação e Mobilização; a de Infraestrutura e Acessibilidade; a de Cultura e Educação Popular.

Com informações do GOV.BR (04/11/2022)