Logo ABIIS

Leia também

15ª reunião da Cosaúde analisa cinco tecnologias para entrar no rol da ANS

Duas delas já foram submetidas à Consulta Pública e agora seguem para recomendação final

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nos dias 18 e 19/04, a 15ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde). Nela, foram discutidas a incorporação de novas tecnologias à lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. Os membros da Comissão realizaram a discussão preliminar de três novas propostas de atualização do rol, sendo: 

  • UAT 93 – Cloridrato de Ponatinibe: indicada para casos de resgate de LMC na falha ou intolerância a BTK de 2ª Geração, ou seja, uso de outra medicação para pacientes com leucemia que já tentaram o tratamento com uso de remédios mais recentes, com o objetivo de inibir uma das substâncias que favorecem o crescimento das células do tumor. 
  • UAT 87 – Lanadelumabe: indicado para casos de Angioedema Hereditário, condição transmitida geneticamente que causa inchaço de início rápido, em um intervalo de minutos a poucas horas, que pode gerar graves crises até risco à vida. 
  • UAT 92 – Levomalato de Cabozantinibe: indicado para o tratamento de casos avançados de Câncer de Tireóide (carcinoma diferenciado), refratário à radioterapia, ou seja, que não estão respondendo satisfatoriamente ao tratamento. 

Além destas, também foram discutidos os resultados da Consulta Pública n.º 107 para outras duas propostas de atualização do rol, que já haviam passado por discussão preliminar na 13ª reunião técnica da comissão, ocorrida em fevereiro: 

  • UAT 71 – Olaparibe e Bevacizumabe: indicação para tratamento de Câncer de Ovário. 
  • UAT 74 – Darolutamida e Docetaxel: indicação para tratamento de Câncer de Próstata. 

Na terça-feira, 18/04, o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Alexandre Fioranelli, fez a abertura do encontro, quando apresentou a pauta, e passou a palavra para a gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Ana Cristina Martins. “Nosso objetivo é promover uma discussão que permita uma análise mais aprofundada e crítica sobre as evidências que temos disponíveis e que possa somar ao nosso processo de análise técnica”, destacou Ana Cristina.

Após a discussão na Comissão, as propostas referentes às UAT 71 e UAT 74  terão as recomendações finais elaboradas pela ANS e as demais tecnologias analisadas – UAT 93, UAT 87 e UAT 92 – seguirão para Consulta Pública.

Para assistir a 15ª reunião técnica da Cosaúde, na íntegra, clique nos links abaixo:

– Dia 18/04.

– Dia 19/04.

O 16º encontro já tem data prevista para acontecer: dias 16 e 17/05 de 2023.

Com informações do portal GOV.BR (25/04/2023)